Aobra icônica Terraço do Café à Noite retrata um grupo de clientes anônimos aproveitando a noite em Arles, na França. Este era um espaço comum entre van Gogh, Monet, Renoir, Gauguin e tantos outros artistas que, além de contemporâneos, eram amigos.
Entretanto, pesquisadores sugerem que as 12 pessoas sentadas, com uma figura central de cabelos longos, uma figura mais sombria na porta, além de espectadores em dourado, podem não ser tão anônimas no final das contas.
Vincent é conhecido pelos seus simbolismos ocultos em suas obras como cruzes, pão e vinho, entre outros que constantemente aparecem em suas obras. Muito religioso, como seu pai van Gogh.
Sim, é possível que uma das obras mais famosas de Van Gogh contenha uma alusão a uma pintura ainda mais famosa: A Última Ceia de Leonardo da Vinci. As figuras sentadas seriam então os apóstolos com a figura de Judas à porta em um tom mais obscuro com Jesus ao centro. Existem ainda muitas cruzes em todo o cenário.
Seriam ainda as pessoas em dourado anjos observando a terna reunião? Ou então representaria os soldados romanos e seus uniformes? Realmente não saberemos, mas a busca de segredos na arte é algo que excita cada vez mais pessoas.
Enfim, tudo isto não pode ser confirmado mas é mais um fato curioso sobre a vida e obra de van Gogh, um dos mais famosos artistas da humanidade.
Mesmo assim o que se sabe sobre sua vida é nebuloso e cheio de controvérsias, como a sua obra A Noite Estrelada que até hoje intriga cientistas, que alegam esconder a matemática do movimento do universo.
Mas este assunto fica para um próximo post da Santhatela. Esperamos que tenham gostado e deixem seus comentários sobre o que gostariam de ver em nosso blog.
One comment
Rafael Pádua
Incrível!