O Grito é, sem dúvidas, uma das obras mais famosas do mundo. Já foi retratada de todas maneiras possíveis, ganhando memes e todas formas de edições. Mas o que você talvez não saiba é o motivo da pintura.
Segundo pesquisadores, o pânico, que fica bem claro na pintura, foi sentido pelo artista em 26 de agosto de 1883. Naquele dia, um grande tsunami tirou do mapa a ilha vulcânica de Krakatoa, em Java, na Indonésia. De acordo com relatos da época, a explosão de lava vulcânica colidindo com imensas ondas pôde ser vista em várias partes do mundo. O pintor, que passeava com amigos na zona portuária de Oslo, afirmou nunca ter visto um crepúsculo como aquele.
“De repente, tudo ficou vermelho e uma profunda melancolia e tensão se apossou de mim. Meus amigos foram embora e eu fiquei só, trêmulo e ansioso, como se tivesse ouvido um grito cortante e interminável atravessando a natureza”, anotou Edward em seu diário.
O Artista pintou um total de 4 versões desta obra e temos a melhor deleas nossa loja, assim como algumas das mais emblemáticas obras de Edward Munch.