Um lindo cavalo branco por si só já é motivo de admiração atualmente. E não devia ser diferente na antiguidade grega.
Pegasus é uma das figuras mais emblemáticas da mitologia grega. A sua lenda envolve um número enorme de outros seres mitológicos, como Poseidon, Medusa, Perseu, Belerofonte, Quimera, Atena e o próprio Zeus. Além de admirado o mito de Pegasus era de extrema importância para a cultura grega.
Segundo a lenda, Poseidon (Netuno para os romanos), deus do mar, era perdidamente apaixonado por Medusa, um monstro com cabelos de serpente e que tinha o poder de transformar as pessoas em pedras. Porém Poseidon nunca tinha conseguido tocá-la.
Quando o herói Perseu derrotou Medusa cortando-lhe a cabeça, uma gota do sangue dela caiu em contato com a água e ouviu-se um grande trovão.
Surgiu, então, uma espuma branca sobre a água e um belo cavalo branco com asas emergiu. Foi assim que nasceu Pegasus, filho do amor impossível de Poseidon e Medusa.
Após seu nascimento, Pegasus bateu com seus cascos no chão do monte Hélicon, fazendo brotar nesse local a fonte de Hipocrene, que se tornou famosa como um símbolo de inspiração para os artistas. Quem bebesse das águas sagradas da fonte, ganharia dons artísticos.
A Eternidade!
Tempos depois, a Quimera (um ser com cabeça e corpo de leão, duas cabeças: uma de cabra e outra de dragão) estava aterrorizando Corinto, atacando rebanhos e causando medo com o fogo que lançava por suas narinas. Um fato curioso que a Quimera foi a primeira representação de um Dragão, passando a figurar no imaginário, em filmes como Senhor dos Anéis e séries como Game of Thrones. Desta última, mais uma curiosidade, a produtora responsável pelas locações e cenários se chama Pegasus Productions.
Mas curiosidades a parte, voltando à nossa história. O herói Belerofonte decidiu então lutar contra Quimera, mas jamais conseguiria vencer sozinho. A deusa Atena resolveu ajudá-lo, entregando-lhe uma rédea de ouro para que domasse Pegasus. Então com a ajuda do cavalo alado, Belerofonte conseguiu matar o monstro e salvar Corinto.
Depois do feito, deixando-se dominar pelo orgulho e pela vaidade, já que muitos o chamavam de divino, Belerofonte achou que seria capaz de voar com Pegasus até o Olimpo, a morada dos deuses, para juntar-se a eles.
Zeus, diante da atitude do herói, enfureceu-se e mandou uma abelha picar o cavalo enquanto ele voava até o Olimpo. Ao ser atacado, Pegasus acabou derrubando Belerofonte. Atena vendo a queda do herói fez com que a terra ficasse mole para evitar a sua morte.
Zeus, por sua vez permitiu que Pegasus continuasse a subir cada vez mais alto até alcançar as estrelas e transformou-o na constelação de Pegasus (Pégaso na tradução em Português).
Já Belerofonte, depois de sobreviver a queda, passou o resto da sus vida, como um mendigo, à procura do seu amado Cavalo Alado, sem saber que este o observava dos Céus todas as noites.
Por sua linda história e por ser ele o criador da fonte da inspiração é que a Santhatela tem o Pegasus como seu representante e símbolo. Inspiração de milhares de artistas por séculos, cujas artes você encontra em nossa loja.
Esperamos que tenha gostado da história e como nós, amantes da arte, tenha se apaixonado por Pegasus.
Abaixo destacamos alguns destes frutos da inspiração que são amados pelos clientes da Santhatela:
3 comments
Sal
Muito bom o artigo. Essa imagem de Pegasus q ilustra o artigo é de quem? olhar para ela me emociona. Desde já agradeço!
Jose Carlos Tenaglia
Gostei da história e achei linda a tela.
Lídia Campos
Muito linda a história, simplesmente adorei. A página é muito bonita também, parabéns.